Não perca o E-book!

Inscreva-se para receber o E-book CCDAE grátis com 101 reflexões no Evangelho!

Fim dos tempos segundo a bíblia

Nesse texto vou expor um estudo sobre o fim dos tempos segundo a bíblia, ou melhor, o fim dos tempos segundo o Evangelho, o fim dos tempos segundo Jesus. Os acontecimentos e sinais do fim dos tempos foram expostos por Jesus aos seus discípulos e encontram-se escritos no capitulo 21 do livro de Lucas. #CrendoComoDizAEscritura

Fim dos tempos segundo a bíblia

       Fim dos tempos segundo a bíblia

INTRODUÇÃO

O que eu vou expor neste estudo bíblico não é o fim dos tempos segundo Nostradamus, segundo os Maias ou segundo qualquer outro povo antigo, mitologia, seita ou vidente. Eu irei expor o fim dos tempos segundo a bíblia, ou melhor, o fim dos tempos segundo o Evangelho, o fim dos tempos segundo Jesus. Portanto, aqui você não encontrará um estudo bíblico baseado em teologias sistemáticas cansativas, contraditórias e/ou confusas sobre o fim dos tempos segundo a bíblia. Vou expor o fim dos tempos segundo a pessoa de Jesus — Aquele que nunca errou em seus ensinamentos e profecias.  Para isso, usarei a narrativa do capítulo 21 de Lucas (também farei um paralelo citando alguns versículos de Mateus 24,quando achar que irá acrescentar algo ao estudo), na qual, quando questionado pela curiosidade de seus discípulos, Jesus expõe os acontecimentos do fim dos tempos. Sem estipular datas, Ele fala sobre os acontecimentos que ocorreriam em Jerusalém, como a destruição do templo (que veio a ocorrer no ano 70 com a invasão de Jerusalém pelo General Tito), assim como também fala de acontecimentos que viriam a ocorrer posteriormente, como guerras entre nações (temos como exemplos vivos disso em nossas mentes as famigeradas primeira e segunda guerra mundial).

ANTES DE INICIARMOS, ALGUNS PONTOS IMPORTANTES

Antes de começarmos esse estudo-exposição do ensinamento de Jesus sobre o fim dos tempos, cabe dizer que, por algum motivo, a exposição de Jesus sobre o fim dos tempos não está escrita em ordem cronológica na bíblia, o que podem gerar confusões. Jesus fala basicamente de dois tempos, um mais imediato, que viria a acontecer um pouco tempo depois da morte Dele (no ano 70), e o outro que viria a acontecer posteriormente – conforme o decorrer da história – até os dias de hoje e até os dias que ainda estão por vir. Ambos os tempos estão escritos no mesmo capítulo 21 de Lucas. Além disso, gostaria que você pagasse sua bíblia agora para acompanhar o estudo ou você também pode abrir uma nova aba na tela de seu computador com alguma bíblia online (na maior parte do texto, utilizei a versão king james atualizada online). Fique numa posição confortável para a leitura e preste bastante atenção no decorrer do estudo para não se perder. É um estudo muito rico, libertador e desconstrutor de heresias e confusões. 

O COMENTÁRIO QUE CAUSA O INÍCIO DO ASSUNTO E A RESPOSTA DE JESUS SOBRE A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO DE JERUSALÉM

O assunto sobre o fim dos tempos é iniciado por causa do versículo 5, quando alguns discípulos de Jesus comentavam  sobre o templo engrandecendo-o.

“Alguns dos seus discípulos estavam comentando como o templo era adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus.” Lucas 21:5 (Obs: em algumas traduções não está afirmado que a pergunta partiu dos discípulos, mas sim de algumas pessoas próximas a Jesus)

Porém, Jesus diz algo que quebra o encanto religioso e enganoso deles com relação a grandeza do templo e os traz para o chão real da profecia do fim dos tempos:

“Disso que vocês estão vendo, dias virão em que não ficará pedra sobre pedra; serão todas derrubadas” Lucas 21:6

Depois disso que Jesus falou, os discípulos perguntaram quando que essa destruição do templo iria acontecer:

“Mestre”,perguntaram eles, “quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a acontecer?” Lucas 21:7 (obs: em Mateus 24:3, essa pergunta é mais abrangente, pois acrescenta: E qual será o sinal da tua vinda e do final dos tempos?”.)

Por algum motivo, a resposta imediata a essa pergunta não encontra-se a partir do versículo 8 (como era de se esperar), mas está nos versículos de 20 ao 24. Então, vamos a esses versículos e depois retornaremos aos versículos restantes – os quais Cristo começa a falar efetivamente sobre o fim dos tempos.

“Quando virdes exércitos fechando o cerco ao redor de toda Jerusalém, sabei que é chegada a hora da sua absoluta destruição. Então, os que estiverem na Judeia, refugiem-se nos montes, mas os que estiverem na cidade saiam imediatamente, e os que estiverem nos campos não venham para ela. Porquanto, estes serão os dias da vingança, a fim de que se cumpra tudo o que está escrito. Ai das que carregam no ventre seus filhos e daquelas que amamentam naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Eles sucumbirão ao fio da espada, e muitos serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisoteada pelos gentios, até que passe o tempo de poderem agir assim.” Lucas 21:20-24

Note que essa profecia já se cumpriu, Jerusalém foi devastada e o templo foi destruído no ano 70.

ENTRANDO NO ASSUNTO DO FIM DOS TEMPOS – PRINCÍPIO DAS DORES

Nos outros versículos Jesus começa a falar do fim dos tempos, vamos a eles:

“Esclareceu-lhes Jesus proferindo: “Cuidai para que ninguém vos iluda. Pois muitas pessoas virão em meu nome, proclamando: ‘Ele sou eu!’ E ainda: ‘Chegou o final dos tempos!’ A estes não sigais!  Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos apavoreis; pois é necessário que estes fatos venham primeiro, contudo o final dos tempos não ocorrerá em breve”. Lucas 21:8 e 9

Aqui Jesus dá um alerta de que nos fins dos tempos surgiriam falsos cristos dizendo “Sou eu o Cristo” e que o “fim dos tempos chegou” (equivale ressaltar Mateus 24:27, que diz que a a segunda vinda de Cristo será “como um relâmpago”) . Então Ele continua mostrando os sinais que antecederiam esse fim (guerras e revoluções). Diz também para não entrar em pânico, pois é necessário que essas coisas aconteçam primeiro. No final do versículo, Ele afirma “contudo o final dos tempos não ocorrerá em breve”. Jesus prossegue sua explicação e acrescenta:

“E acrescentou Jesus: “Porquanto, nação se levantará contra nação, e reino contra reino; e haverá em muitos lugares enormes terremotos, epidemias horríveis e devastadora falta de alimentos. (interessante notar que Mateus também relata isso, mas nesse ponto ele acrescenta que tudo isso são as “primeiras dores de um parto”. “Contudo, esses acontecimentos serão apenas como as primeiras dores de um parto” – Mateus 24:8). Então sucederão eventos terríveis e surgirão poderosos fenômenos celestes (a partir desta última frase do versículo 11 sim já são sinais do fim dos tempos e Mateus também confirma isso, pois em sua narrativa tais sinais vêm depois dos sinais do “princípio das dores”). Lucas 21: 10 e 11

JESUS FALA O QUE ACONTECERIA AOS SEUS DISCÍPULOS E DIZ A ELES PARA NÃO SE PREOCUPAREM

Continuando, dos versículos 12 ao 19 Jesus fala diretamente aos  seus discípulos, dizendo o que aconteceria com eles por volta do período da destruição do templo e para não se preocuparem. Note abaixo o dizer “antes que tudo isso aconteça”, o que deixa claro que todos os sinais citados nos versículos 8,9,10 e 11 (“princípio das dores”, exceto pela última frase do versículo 11) aconteceriam depois da perseguição aos discípulos e da destruição do templo.

“Entretanto, antes que tudo isso aconteça, vos prenderão e perseguirão. E assim vos entregarão às sinagogas e aos cárceres, e sereis conduzidos à presença de reis e governadores, e tudo isso por causa do meu Nome. Porém, isso vos será uma oportunidade para que deis testemunho. Assentai,portanto, desde agora, em vosso coração que não deveis vos preocupar com o que haveis de declarar em vossa defesa. Porque Eu colocarei as devidas palavras em vossa boca e vos concederei sabedoria, a que não conseguirão resistir ou contradizer todos os que vierem a se opor a vós. Mas sereis traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e matarão alguns de vós. E por todos sereis odiados por causa do meu Nome. Contudo, não se perderá um único fio de cabelo da vossa cabeça. É na vossa perseverança que confirmais a salvação da vossa alma.” Lucas 21:12-19

FINS DOS TEMPOS – SINAIS FINAIS

A continuação são os versículos 20,21,22,23 e 24 – versículos já citados anteriormente nesse estudo. A partir dos próximos versículos (25 em diante) a sequência dos versículos já seguem a ordem cronológica dos acontecimentos. Lembrando que o versículo 25 é sequência cronológica direta do versículo 11:

“E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível estrondo do mar e das ondas.Muitas pessoas desmaiarão de terror, preocupadas com o que estará sobrevindo às populações do mundo, pois os poderes do espaço sideral serão abalados. Então, se observará o Filho do homem vindo numa nuvem, com poder e portentosa glória. Sendo assim, quando esses fatos começarem a surgir, exultai e levantai as vossas cabeças, pois está muito perto a vossa redenção!” Lucas 21:25-28

Agora sim estamos falando dos últimos sinais antes do fim, uma verdadeira desestabilização cósmica e da natureza. As nações ficarão desesperadas, pois a natureza entrará em descontrole. Pânico e preocupação tomará o coração de muitos habitantes da terra. Quando tais anomalias fenomenológicas tão somente começarem a acontecer, é dito que a redenção já estará “muito perto”. Aqui vale a pena fazer mais um paralelo com a narrativa de Mateus 24, no versículo 24 que acrescenta o seguintes sinais ao fim dos tempos:

“Pois se levantarão falsos cristos e falsos profetas e apresentarão grandes milagres e prodígios para, se possível, iludir até mesmo os eleitos.” Mateus 24:24

JESUS CONTA UMA PARÁBOLA PARA SABERMOS QUANDO O FIM DOS TEMPOS ESTARÁ PRÓXIMO

Finalizando o estudo e a narrativa de Lucas 21, Jesus, como de praxe, conta uma parábola. A parábola é autoexplicativa e se refere a como nós, os habitantes da terra, saberemos que o fim dos tempos está próximo, pois que tanto Jesus quanto o Pai fizeram questão de não estipularem datas.

“Em seguida, Jesus lhes propôs uma parábola: “Observai a figueira, bem como todas as demais árvores. Assim que começam a brotar,percebendo-o, reconheceis, por vós mesmos, que o verão está chegando. Da mesma forma, quando notardes que estes eventos começam a ocorrer, sabei que está próximo o Reino de Deus. Com toda a certeza vos asseguro que de modo algum passará esta geração (a geração que vê os eventos finais do fim dos tempos começarem a acontecer) sem que todos estes fatos aconteçam (os fatos finais, a concreção de tudo, o fim.).  Porquanto, o céu e a terra desaparecerão, contudo as minhas palavras de maneira nenhuma passarão.” Lucas 21:29-33

CUIDAR DE NÓS MESMOS

Por fim, Jesus diz para cuidarmos de nós mesmos a fim de nos mantermos com a leveza e a sobriedade da esperança, do amor, da graça e da pacificação no coração em sua Palavra, mesmo diante dos sinais mais aterrorizantes do fim dos tempos. Desta forma, estaremos de “pé diante do Filho do homem”.

Tende cuidado de vós mesmos, para que jamais vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da libertinagem, da embriaguez e das ansiedades desta vida terrena, e para que aquele Dia não se precipite sobre vós, de surpresa, como uma armadilha. Pois ele certamente virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Vigiai, portanto, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todos estes eventos que estão para acontecer, e apresentar-vos em pé diante do Filho do homem”. Lucas 21:34-36

Gostou do texto o fim dos tempos segundo a bíblia? Não esqueça de comentar através do campo abaixo e de ler outros textos.

Texto recomendado para sua próxima leitura: Chip 666: verdade ou mito?

Comente por meio de seu Facebook

Avatar

Bruno Monsores é Escritor, Evangelista e Idealizador do site de ensino do Evangelho Crendo como diz a Escritura (CCDAE), pelo qual ensina e anuncia o Evangelho da Graça de Deus.

Gostou da mensagem?

Inscreva-se para receber novas mensagens diretamente em seu e-mail!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.