Não nos perca de vista! :) Inscreva-se para receber nossas mensagens e estudos no seu e-mail!

O desejo de Deus desde o Éden: Homem de uma só mulher e mulher de um só homem

Desde o Edem Deus possui um propósito em comum para o homem e para a uma mulher: que se completem, se auxiliem e vivam para sempre juntos e fiéis um ao outro. Apesar de curto, neste texto nós vamos viajar do Éden à Jesus para entender essa boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nós. #CrendoComoDizAEscritura

O desejo de Deus desde o Éden: Homem de uma só mulher e mulher de um só homem

O desejo de Deus desde o Éden: Homem de uma só mulher e mulher de um só homem

Desde a Criação do primeiro casal (Adão e Eva) no Jardim do Éden (onde tudo era original e perfeito) podemos perceber qual é o desejo de Deus para um casal: que se completem, se auxiliem e vivam para sempre juntos e fiéis um ao outro. Adão tinha tudo para sua felicidade, sobrevivência e conforto; além, claro, do próprio Deus falando com ele face a face. Todavia, olhando para o Homem, Deus diz:

Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Gênesis 2:18

Deus enxergou, ou melhor, Ele próprio colocou uma lacuna a ser preenchida no coração do homem: uma Mulher que o auxilie e que lhe seja recíproca. Note que Deus não criou várias mulheres para Adão, mas sim apenas uma! E essa uma a criou auxiliadora e recíproca. Depois que o pecado entrou no mundo, muita coisa mudou; Jesus que o Diga! Certa vez, alguns Fariseus (querendo testar Jesus e buscando validações divinas para seus atos de adultérios) perguntaram para o Mestre o seguinte:

Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?” Mateus 19:3

Preste atenção no que Jesus respondeu (as partes em vermelho são as Palavras do Mestre e as partes em verde são algumas observações minhas para melhor entendimento textual:

Ele respondeu: Vocês não leram que, no princípio, o Criador “os fez homem e mulher” (sim, no princípio, Ele fez um homem para uma mulher e uma mulher para um homem, Adão e Eva)

e disse: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”? ( Jesus continua dando a mesma ênfase, UM homem se unirá À SUA mulher. Depois Ele vai além, dizendo que os dois iriam ter um vínculo sentimental, sexual e espiritual tão forte que Ele utilizou a expressão “uma só carne”.)

Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, não separe o homem. (Ora, esse vínculo de “uma só carne” é ideia e desejo de Deus, por isso o homem não possui o direito de se intrometer e desfazer tal vínculo, todas as decisões relacionais entre o casal competem ao próprio casal diante de Deus, mas jamais aos homens, nunca a terceiros) Mateus 19:4-6

Repare que Jesus evoca todo aquele cenário do princípio da criação (Adão e Eva) para responder a homens que viveram há um pouco mais de 2000 mil anos atrás, significando dizer que tal desejo de Deus não mudou e nunca mudará. E você se lembra como era o Jardim do Éden ? Era Adão, Eva, a natureza e Deus. Era o cafofo de amor deles, era o ninho de seu romance, a casa de suas intimidades. Não existiam terceiros, não havia um corpo estranho. Sim! Adão e Eva era um verdadeiro casal, pois eram casados; a casa de um era a casa do outro e de mais ninguém. Sei que esse sonho do Éden ainda habita o coração de muitos homens e mulheres, pois Deus deixou isso, desde o princípio, no DNA de nossas almas. É verdade que em muitos corações esse desejo está sufocado por traumas e ideologias diversas, tais como a do machismo e a do feminismo, levando muitos e muitas a dizerem que não querem ser para sempre de uma mulher só ou de um homem só. Para esses (as) tais eu só posso dizer que se alimentem de Cristo, pois Ele é aquele que remove toda essa crosta não original, nos levando-nos de volta às raízes do princípio e trazendo o melhor de nós para fora.

 

Comente por meio de seu Facebook

Bruno Monsores é Escritor, Evangelista e Idealizador do site de ensino do Evangelho Crendo como diz a Escritura (CCDAE), pelo qual ensina e anuncia o Evangelho da Graça de Deus.

Gostou da mensagem?

Inscreva-se para receber novas mensagens diretamente em seu e-mail!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.