Não nos perca de vista! :) Inscreva-se para receber nossas mensagens e estudos no seu e-mail!

Crescer na graça e no conhecimento: o que isso significa de fato?

Pedro encerra sua segunda carta com o pedido para crescer na graça e no conhecimento. Neste estudo bíblico você aprenderá o que isso significa de fato. #CrendoComoDizAEscritura

Crescer na graça e no conhecimento crescer na graça e no conhecimento

     Crescer na graça e no conhecimento

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. 2 Pedro 3:18

É com esse pedido que nosso irmão na fé Pedro encerra sua segunda carta. Ele pede para crescer na graça e no conhecimento de Cristo. Conhecimentos em geral são interessantes e produtivos para a nossa vida terrena. Por exemplo, um conhecimento pode nos fazer aprender uma técnica nova ou nos ajudar a passar numa entrevista de emprego. Conhecimentos podem, muitas vezes, “salvar a nossa pele”. Todavia, não era desse tipo de conhecimento a que Pedro estava se referindo quando ele pedi para “crescer na graça e no conhecimento”. Pedro estava se referindo a crescer no conhecimento da personalidade de Cristo, daquilo que Ele É e do que Ele fez por Amor a nós. Somente esse tipo de conhecimento é capaz de nos engravidar com Fé, Amor e Graça. Nenhum outro conhecimento deste mundo é capaz disto: de gerar os frutos do Espírito em nós. Nem mesmo os pacotes doutrinários da religião são capazes de fazê-lo.

Certa vez Jesus faz um convite ao povo, povo esse que estava cansado e sobrecarregado com “fardos pesados” . Note que Jesus faz esse convite se colocando em paralelo à religião:

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30

Sim, o fardo de Jesus é leve, não cansa nem sobrecarrega a ninguém, ao contrário do fardo religioso. De lá para cá, veja que nada mudou! Só mudou o tempo, a cultura, os nomes e as formas. Já faz mais de 2000 anos que é o Cristianismo (junto com suas diversas seitas) o responsável principal por colocar fardos pesados nos ombros do povo em nome de “deus” e em nome de “jesus” (que não é Jesus, mas sim doutrinas e filosofias que são frutos do capricho humano).

Mas, voltando ao assunto central deste estudo, note que o convite de Jesus é para crescer na graça e no conhecimento Dele próprio, assim como Pedro pediu. Em outras palavras, Jesus disse: Venham todos vocês que estão cansados e sobrecarregados do peso da religião e do mundo, e eu lhes darei graça. Tomem o Meu jugo e aprendam da minha personalidade, da minha pessoa (não da religião). Pois Eu Sou humilde e manso de coração e meu jugo não é bruto e meu fardo não é pesado como o da religião. Pelo contrário, Meu jugo é suave e Meu fardo é leve.

Desde o antigo testamento, o chamado era sempre nesse sentido de crescer na graça e no conhecimento de Deus. Veja:

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3

Talvez seja por meio de Paulo que nós tenhamos isso ainda mais claro, pois o propósito dos seus escritos são todos em direção a conhecer a pessoa de Cristo, assim como crescer nessa graça e nesse conhecimento – nos tornando, dessa forma, cada vez mais parecidos com Ele. É formar a personalidade de Cristo em nós. É nos despirmos do primeiro a Adão (carnal) para nos tornarmos a imagem e semelhança do “segundo Adão” (Cristo, o “Adão” espiritual).

Perceba que graça e conhecimento estão interligadas; pois, quanto mais eu conheço a personalidade de Cristo, mais eu cresço na graça Dele e, quanto mais eu cresço na graça dele, mais eu quero me aprofundar nessa graça através do conhecimento da personalidade de Cristo. Cresçamos na graça e no conhecimento da pessoa de Cristo meus irmãos na fé!

Comente por meio de seu Facebook

Bruno Monsores é Escritor, Evangelista e Idealizador do site de ensino do Evangelho Crendo como diz a Escritura (CCDAE), pelo qual ensina e anuncia o Evangelho da Graça de Deus.

Gostou da mensagem?

Inscreva-se para receber novas mensagens diretamente em seu e-mail!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.