Não perca o E-book!

Inscreva-se para receber o E-book CCDAE grátis com 101 reflexões no Evangelho!

Pagar o mal com o mal: o que o Evangelho ensina sobre isso?

“... Sim, não é para pagar o mal com o mal! De fato, a única forma de vencer efetivamente o mal é com a educação que há no bem. O bem que nasce do Amor e da Compaixão constrange o mal. Pagar o mal com o mal nunca resolveu o problema de nenhuma sociedade e nunca resolverá..." #CrendoComoDizAEscritura

PAGAR O MAL COM O MAL - O QUE O EVANGELHO NOS ENSINA SOBRE ISSO

PAGAR O MAL COM O MAL – O QUE O EVANGELHO NOS ENSINA SOBRE ISSO

É incrível ver como o Evangelho nunca fica ultrapassado e que ele se renova em cada cultura, em cada contexto social, em cada tempo e, principalmente, em cada contexto de nossa própria vida, de nosso coração – de forma que ele é sempre atualíssimo e sempre é cura e escape para a geração vigente! O Evangelho consegue isso pelo motivo de que ele não trata com aquilo que eu chamo de nossas “camadas de abstração” como, por exemplo, nossas ideologias, nossas dissimulações, nossas vaidades, nossos caprichos e nossas trucagens psicológicas, enfim… nossas “armaduras” que escondem a realidade miserável de quem nós realmente somos no nosso íntimo e de quando colocamos a cabeça no travesseiro a noite.  O Evangelho vai direto à “camada raiz” do nosso ser, bem no cerne de nossa alma. Ele nos revela diante dos nossos olhos as nossas doenças e nos cura com o bálsamo do Amor e da Graça.  É por isso que o Evangelho não muda, pois temos a mesma natureza e a mesma tendência desde sempre. O que muda são os contextos, os tempos e as conjunturas, porém a raiz do problema humano (o bicho-homem) não muda.

E em uma época de redes sociais (em que muitas pessoas acham que possuem o direito de injuriar, ultrajar e discriminar seus semelhantes), de fanatismos, de tantas hostilidades e de destilação de ódio sendo propagadas em nosso país, vemos claramente o bicho-homem em ação. Graças ao bom Deus que temos aqueles que não pregam o Cristianismo, mas sim o Evangelho de Cristo; e nesse tempo (assim como em diversos outros na história humana) o Evangelho está vindo como um bálsamo curativo e acalentador para os corações de muitos; e em um tempo em que é disseminado o pensamento insensato de pagar o mal com o mal e de que “precisamos partir para a ignorância de uma guerra cível, ainda que morram alguns inocentes” vem o Evangelho e nos diz justamente o contrário:

“Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor. Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. NÃO TE DEIXES VENCER DO MAL, MAS VENCE O MAL COM O BEM.” Romanos 12:19-21

“Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens.” Romanos 12:17

Sim, não é para pagar o mal com o mal! De fato, a única forma de vencer efetivamente o mal é com a educação que há no bem. O bem que nasce do Amor e da Compaixão constrange o mal. Pagar o mal com o mal nunca resolveu o problema de nenhuma sociedade e nunca resolverá.  Pagar o mal com o mal é como cortar cabeças de uma Hydra, é enxugar gelo.  Isso não é nada inteligente.  O mal é extremamente ardiloso, pois ele é promovido por principados e potestades. Quando pagamos o mal com o mal, já perdemos a batalha, pois é nesse exato momento que nos tornamos semelhantes a ele. Quando menos esperamos, já estamos descaracterizados pelo ódio e pela nossa ambição de justiceiros. O Diabo não teme o ódio e a hostilização, na verdade é disso que ele gosta. O Diabo teme um coração que está cheio do Amor e da Graça de Cristo, assim como da sabedoria que nasce da dessa Graça e desse Amor.

Sabe… o  mal se vesti de tráfico de drogas e de uma cultura marginal, entretanto ele gosta mesmo é de se vestir de terno, de hipocrisia, de formações acadêmicas e de anjo de luz. O que ele não consegue é se vestir com a sabedoria proveniente do Amor de Cristo. Para você que ainda insiste em pagar o mal com o mal, gostaria de deixar mais um versículo, que diz:

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12

E nisso tudo, eu prego o Evangelho e não distorço a Palavra da Vida e da Verdade. Isso é o que Cristo nos ensinou. Graça e Paz.

LEIA TAMBÉM:  MAS, AFINAL DE CONTAS, DEVEMOS OU NÃO DEVEMOS CONGREGAR?

Comente por meio de seu Facebook

Avatar

Bruno Monsores é Escritor, Evangelista e Idealizador do site de ensino do Evangelho Crendo como diz a Escritura (CCDAE), pelo qual ensina e anuncia o Evangelho da Graça de Deus.

Gostou da mensagem?

Inscreva-se para receber novas mensagens diretamente em seu e-mail!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.